Navegando por Autor "Campos, Cintia Isabel de"
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- ItemInvestigação de relações entre dados individuais, do local de residência, ambiente viário e comportamentos de risco de condutores do Brasil e Portugal(2020-02-17) Campos, Cintia Isabel deAs causas dos acidentes de trânsito estão associadas a fatores humanos, veículo e via. Devido à forte influência do fator humano, é fundamental compreender o comportamento do condutor no trânsito e, mais especificamente, comportamentos de risco. Diversos estudos, com questionários, contemplam a análise das relações entre comportamentos de risco e dados socioeconômicos, experiência de condução, traços de personalidade, e envolvimento em acidentes de trânsito, entretanto, são limitados em relação à representação do ambiente viário. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar relações entre variáveis individuais dos condutores, local de residência, ambiente viário e comportamentos de risco de condutores de Brasil e Portugal. Os objetivos específicos são i) definir variáveis latentes considerando características e restrições da escala Likert usando a Análise de Componentes Principais Categórica; ii) classificar comportamentos de risco dos condutores de acordo com variáveis latentes e o envolvimento em acidentes de trânsito no passado; e iii) avaliar diferenças nos comportamentos de risco entre Brasil e Portugal. Para isso, um método sequencial com uso de técnicas de Análise Multivariada de dados é proposto. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online, elaborado para condutores do Brasil e de Portugal, e complementados com base de dados públicos. Sete comportamentos de risco foram identificados e classificados com o uso sequencial das técnicas de Análise em Componentes Principais Categórica e Árvore de Decisão, sendo eles: erros, excesso de velocidade, conduzir sob efeito de álcool, não usar do cinto de segurança, uso do celular no modo viva voz, cansaço e sonolência e expressão de raiva do condutor. Assim, foram definidos dois grupos de condutores, para cada comportamento, baseados na frequência de determinado comportamento e envolvimento em acidentes de trânsito, que foram utilizados como variáveis dependentes em diferentes modelos Logit Binomiais para análise dos fatores que influenciam os comportamentos. Os modelos revelaram uma diferença significativa entre os comportamentos de excesso de velocidade e não usar o cinto de segurança entre os condutores de Brasil e Portugal. Outras diferenças também foram observadas para os demais comportamentos, no âmbito regional e estadual do local de residência, bem como para as configurações do ambiente viário. Verifica-se que, a partir do método proposto, foi possível identificar as características dos locais e dos condutores que contribuem para maior ou menor frequência em adotar os comportamentos de risco e, consequente, envolvimento em acidentes.