Navegando por Autor "Castro Júnior, José Carlos de"
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- ItemAnálise dos valores empresariais e suas inter-relações com a gestão do conhecimento e inovação: um estudo comparativo entre empresas de base tecnológica em Brasil e Espanha(2017-11-10) Castro Júnior, José Carlos deNo século XXI, a gestão do conhecimento e da inovação nas organizações se tornou uma ferramenta primordial nos novos modelos organizacionais, tanto na busca de garantia da sobrevivência organizacional como para a manutenção de uma vantagem competitiva sustentável. A percepção da sociedade sobre a relevância da gestão do conhecimento como parte do processo de inovação é crescente. O desafio é conseguir saber o valor agregado da gestão do conhecimento e identificar a limítrofe para a inovação. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi verificar as inter-relações existentes entre valores, gestão do conhecimento e inovação a fim de determinar quais valores empresariais associados à gestão do conhecimento impactam na geração da inovação. Na busca de responder aos objetivos propostos, definiu-se que este trabalho deveria ser multimétodos. Iniciou-se a partir de uma pesquisa exploratória, pela abordagem qualitativa, A pesquisa qualitativa foi realizada em quatro parques tecnológicos, sendo dois no Brasil e dois na Espanha. A partir desta compreensão construiu-se um modelo de entrevista semiestruturada que foram aplicadas em empresas de base tecnológica, instaladas no Brasil e na Espanha. Com estes dados levantados, percebeu-se a necessidade da construção de um inventário de valores empresariais e para que isso fosse possível utilizou-se como referência o procedimento metodológico quantitativo, o Protocolo Eva. Com o inventário de valores e as praticas do conhecimento definidas elaborou-se uma survey que foi aplicado em empresas brasileiras e espanholas de base tecnológica. Para atender ao objetivo de identificar quais os valores empresarias que influenciam na gestão do conhecimento decidiu-se pela utilização da abordagem quantitativa análise de regressão logística. Como resultados: pode-se verificar que os valores empresariais que explicam a gestão do conhecimento como geradora da inovação são: autonomia, competência, competitividade, excelência, justiça e respeito na Espanha. No Brasil temos: autonomia, competitividade, dignidade e solidariedade; a partir desses valores empresarias apontados, mediu-se o grau de correlação existente entre estes valores e as práticas da gestão do conhecimento para as empresas de base tecnológica na Espanha e Brasil; outra contribuição acadêmica foi o desenvolvimento de uma metodologia para a construção do inventário de valores, uma contribuição teórica, que pode ser utilizada em novos estudos, bem como novas possibilidades de pesquisa a partir deste estudo.