Navegando por Autor "Cazarini, Aline"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAuxílio do Data Warehouse e suas ferramentas à estratégia de CRM analítico(2016-05-06) Cazarini, AlineAtualmente, uma das grandes vantagens competitivas que uma empresa possui em relação a seu concorrente é a informação sobre seu cliente. As estratégias de Customer Relationship Management (CRM), propiciam o profundo conhecimento do cliente, para que a empresa possa tratá-lo de forma personalizada e reconhecê-lo como seu principal patrimônio. Segundo TAURION (2000) e DW BRASIL (2001), para suportar essa tecnologia, é necessário que as empresas possuam um repositório de dados históricos de clientes. O Data Warehouse (DW) possui diversas características que utilizam, de forma adequada e eficiente, ferramentas de desenvolvimento de modernos bancos de dados. Através da ferramenta Data Mining (DM), é possível descobrir novas correlações, padrões e tendências entre informações de uma empresa pela extração e análise dos dados do DW. A análise dos dados também pode ser feita através de sistemas On Line Analytical Proccess (OLAP), os quais ajudam analistas a sintetizar informações sobre as empresas, por meio de comparações, visões personalizadas, análise histórica e projeção de dados em vários cenários. Diante deste contexto, parece possível afirmar que o DW, juntamente com o OLAP, podem proporcionar grande suporte à estratégia de CRM. Desta forma, esta pesquisa apresenta como objetivo identificar e analisar as principais contribuições que o DW e suas ferramentas podem dar à estratégia CRM Analítico.