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Navegando por Autor "Chimirri, Mirian Wawrzyniak"

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    Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento
    (2018-06-15) Chimirri, Mirian Wawrzyniak
    Este estudo tem por objetivo verificar como a reputação afeta as decisões de investimento das firmas. Já existe um consenso na literatura de que uma boa reputação contribui para o desempenho da firma, mas ainda são poucos e recentes os estudos que verificam as relações entre reputação corporativa e decisões de investimento. Portanto, deseja-se verificar se a reputação afeta a probabilidade de uma empresa ser classificada como subinvestimento, investimento eficiente ou sobreinvestimento; e também qual é o impacto da reputação na taxa de crescimento do investimento de uma firma. Para isso utiliza-se uma base de dados longitudinais de 180 firmas espanholas entre 2000 e 2015. A mensuração para reputação corporativa é feita através da classificação no ranking de reputação Merco, que divulga anualmente uma lista com as cem empresas espanholas com melhor reputação naquele ano. Os dados financeiros e de estrutura de propriedade são obtidos através do sistema SABI. Inicialmente, o modelo tem como variável dependente uma binária que representa se a empresa pertence ou não a determinado nível de investimento. Neste caso, regressões logísticas são utilizadas para determinar como a reputação afeta a probabilidade da empresa ser classificada por apresentar subinvestimento, investimento ótimo ou sobreinvestimento. Em seguida, a variável dependente é a taxa de investimento da firma, portanto, o método GMM-sys é aplicado para controlar a endogeneidade provocada pela inclusão da variável dependente defasada no modelo. Também são estimados modelos considerando a restrição financeira da firma, seu tamanho e sua estrutura de propriedade. Os resultados mostram que a reputação interfere de maneira positiva na taxa de investimento das firmas espanholas. Além disso, quando a empresa tem melhor reputação, sua dependência de caixa para fazer investimentos também aumenta. Contudo, a reputação não é significativa para aumentar a probabilidade de uma empresa apresentar investimento eficiente, nem para explicar o investimento das firmas consideradas restritas financeiramente.

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