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Navegando por Autor "Lopes, Segundo Carlos"

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    GPS e o perfil vertical de rodovias
    (2018-04-16) Lopes, Segundo Carlos
    O uso de processos práticos, seguros e rápidos alternativos aos da topografia para medida de altitudes em vias existentes, tornou-se necessário porque: o transporte de cana de açúcar utiliza rodovias e diversos tipos e modelos de caminhões pesados que participam cada vez mais do transporte e provocam a necessidade de reestudo da geometria das vias. O perfil vertical de rodovias é constituído por rampas, concordadas por curvas verticais. A parábola simples de eixo vertical é a forma de curva mais usual para concordar rampas. Analisando resultados de levantamentos de cotas na via Thales de Lorena Peixoto Júnior - SP 318 - demonstrou-se que o Sistema de Posicionamento Global (GPS) - equipamentos e processos para determinar posições em três dimensões na, ou próximo à, superfície terrestre, a partir de sinais transmitidos por satélites artificiais - pode fornecer coordenadas horizontais e verticais para estudo de perfis verticais em rodovias existentes. Conclui-se que dados obtidos com uso do GPS e processados através de análise de regressão, são adequados para \"reconstruir a geometria vertical de vias\", e, que o estudo de pontos extremos de resíduos da análise de regressão de rampas pode levar à redução de erros padrões nas expressões de curvas verticais e rampas. Durante a concessão de Autorização Especial para controlar o acesso de veículos pesados às rodovias oficiais, os Órgãos com jurisdição sobre a via devem analisar itens como a distância de visibilidade nas áreas de manobra para minimizar o risco de acidentes - o GPS pode facilitar esses estudos.

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