Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório Repositório Institucional EESC
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lourenço, Caio Marcelo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Relacionamentos existentes entre a Total Quality Management (TQM) e Cultura Organizacional
    (2017-05-17) Lourenço, Caio Marcelo
    O propósito deste trabalho é identificar, através da investigação de estudo de caso, como as características culturais melhor se relacionam a cada um dos princípios do TQM. Nas últimas décadas, a gestão da qualidade passou por uma mudança singular. Pela primeira vez, a diretoria executiva das empresas começou a demonstrar interesse por esta matéria. Sob o título de Total Quality Management (TQM), a gestão da qualidade passou a apresentar importância estratégica para as organizações. Como consequência, princípios gerenciais integraram a gestão da qualidade aumentando a relevância da Cultura Organizacional. Entretanto, apesar do reconhecimento acerca da importância do papel da Cultura Organizacional, faltam estudos que examinem profundamente os relacionamentos existentes entre Cultura Organizacional e gestão da qualidade. A partir de uma revisão sistemática sobre a interface entre gestão da qualidade e Cultura Organizacional foram identificadas como as abordagens mais utilizadas o Competing Values Framework (CVF) e as Dimensões Culturais de Hofstede. Desse modo, foi estabelecido o estudo de caso como procedimento técnico de abordagem qualitativa, a fim de buscar por resultados aprofundados. Como resultado foram constatadas divergências a partir comparações das Dimensões Culturais entre os ambientes escritório/fábrica e os quatro níveis hierárquicos. Evidenciando a existência de subculturas na empresa. Por fim, apresentou-se os relacionamentos observados entre cada um dos sete princípios do TQM e as Dimensões Culturais. Este trabalho contribui para propor novas perspectivas e insights a fim de elucidar as relações entre cultura e gestão da qualidade.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão