Navegando por Autor "Venegas Requena, João Alberto"
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- ItemCarregamento crítico de instabilidade geral de pilares de seção composta variável, de edifícios industriais metálicos(2018-04-12) Venegas Requena, João AlbertoNeste trabalho, é apresentado um processo de análise de estruturas de edifícios industriais metálicos, constituídas de pilares de seção composta, com variação brusca de seção ao nível de assentamento da viga de rolamento, e traves em treliça. O processo tem como objetivo a determinação do carregamento crítico que produz a instabilidade elástica geral por flexão ou por flexo-torção, dos pilares supostos engastados na base e vinculados elasticamente na sua extremidade superior à trave do telhado. A estrutura é analisada pelo processo dos deslocamentos, empregando-se a técnica matricial com discretização de seção dos pilares, de modo que todo o pilar discretizado seja representado por uma estrutura tridimensional equivalente composta por barras. Esta análise é desenvolvida no regime elástico, em teoria de segunda ordem, computando as modificações nas condições de equilíbrio decorrentes do estado deslocado da estrutura. Como parte do desenvolvimento do trabalho, é analisado inicialmente os efeitos dos vínculos elásticos na parte superior dos pilares, os quais modificam os comprimentos efetivos de flambagem, considerando o pórtico transversal apenas com elementos de barra deformáveis por flexão em seu plano. Finalmente, é analisado o comportamento completo dos pilares integrados à estrutura do pórtico transversal, considerando-os discretizados e vinculados à trave do telhado. Obtém-se então o limite de estabilidade dos pilares tridimensionais, deformáveis por flexão ou por flexo-torção. Fluxogramas das programações são apresentados para facilitar o entendimento do processo. Exemplos numéricos são apresentados e seus resultados são comparados com os obtidos por outros autores e com os da aplicação de recomendações de normas técnicas. Os resultados mostram que a aplicação do processo proposto fornece parâmetros capazes de representar o comportamento real dos pilares, possibilitando dimensionamentos mais precisos.