Proposta para desenvolvimento de indicadores de desempenho como suporte estratégico.

Data
2017-11-15
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Universidade de São Paulo
Escola de Engenharia de São Carlos
Resumo
Descrição
No cenário onde a concorrência assume escalas globais e posturas cada vez mais agressivas, as empresas são forçadas a fornecerem para seus clientes, além de preços adequados, produtos/serviços com melhores níveis de qualidade, rapidez de entrega, estética, leque de opções, dentre outras. Neste sentido, as organizações precisam contemplar estas dimensões competitivas para o desenvolvimento e entrega de seus produtos/serviços.Consequentemente, seus sistemas de medição de desempenho também precisam refletir esta mudança, fornecendo informações mais adequadas para suportar o gerenciamento do negócio. Neste contexto, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma sistemática para desenvolver indicadores de desempenho, visando suportar esta nova postura estratégica. Na condução do presente estudo foi adotado o método de pesquisa-ação. O princípio básico que guiou esta escolha foi o refinamento, por meio de discussões com o meio empresarial, de importantes idéias que orbitam no meio acadêmico sobre medição de desempenho. Esta interação permitiu elaborar uma metodologia consistente com as necessidades da era pós Produção em Massa. Valorização da visão sistêmica/contingencial, atenção dos interesses dos stakeholders, envolvimento dos usuários durante o desenvolvimento dos indicadores, estratégias para a transformação de dados em informação, foram importantes contribuições que surgiram desta interação e que acabaram incorporadas na sistemática.Uma experimentação da proposta foi apresentada, baseada no estudo de uma organização industrial. Objetivou-se ilustrar o modelo, não havendo a pretensão de validá-lo.
The global industrial scenario, wherein concurrence assumes a growing aggressive standing, companies are pushed up to deliver their customers beyond appealing prices, more accurate products/services and higher levels of deliverance effectiveness, esthetics, and options guide. Consequently, the companies' performance measurement systems shall reflect such change, being capable of providing more accurate information, in order to support the business management. Within this context, this study aims presenting a systematic approach for performance indicators development, to support this new strategic standing.For conducting this study, the action-research method was adopted. The driving basic principle is related to the need of constant improvement, by means of recurrent workshops within the industrial environment, of academic concepts that spin around performance measurement. Such opportunity of interaction provided the chance of setting up a methodology, which showed itself coherent with the post "Mass Production Era". The systemic/contingent view, the stakeholders interests, users involvement during the indicators development, and strategies for transforming data into information were important contribution that came up from this interaction, whose were finally incorporated within the proposed approach.An experimentation of the proposal is presented, based on the study of a industrial organization. It was aimed the model's illustration ,without purposes of validating it.
Palavras-chave
estratégia, indicadores de desempenho, medição de desempenho, performance indicators, performance measurement, strategy
Citação